quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Desmoronamento

Estou em fase de RECONCEITUAÇÃO. Imersa em mim mesma,me reinventando,me moldando. Estou no exato momento do conserto,do reconher a falha e,principalmente, ESTOU CRESCENDO...
"Assumir o vício e evitar o primeiro gole", eis a chave.Acho que as vezes estou tão cheia de mim,que transbordo,inundando os outros. E nada pior que uma enchente de egocentrismo.
Se nas frustrações e nas perdas é que se aprende mais,vou precisar de mais 21 anos para aprender tanto quanto aprendi esses dois dias.Agora - so agora - virei adulta. Estou PLENA. Desmoronada,mas plena...

as vezes o que a gente precisa é so de desapego,humildade e colo...

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

conversa com sabor de saudade

Poucas coisas são tão interessantes e tão "preenchentes" quanto minhas conversas por sms com minha amiga Ana Paula:
Patricia Carlos manda: "exagerada...adoro um amor inventado..rs boa tarde."
Ana Paula manda: "jogada aos seus pés eu sou msm exagerada!! O que tu anda aprontando?"
Patricia manda: "inventando amores. E vc?"
Ana Paula manda:"estudando e me reinventando. Ta namorando é?"
Patricia manda: "Não. Me enrolando,sendo enrolada,me deixando enrolar e,claro,enrolando tambem..."
Ana Paula manda: "Pilantra!!rs cuidado..."
Patricia manda:"essa palavra pilantra me lembra coisas(lê-se >pessoas),não a use..rs e cuidado??? O que é isso? marca nova de iogurte?
Ana Paula manda: "ta engraçadinha...rs"
Patricia manda: To inspirada. Paixonites repentinas me inspiram."
Ana Paula manda: "A kem não inspira?"
Patricia manda: "vai visitar meu blog abestada!"

hehehehehe essas coisas não tem preço!
essa é Ana Paula. Igualzinha a mim,só muda a cor...rsrsr

Felicidade

Porque a felicidade não é perene. O rio seca,depois vem a cheia... e vice e versa.
Felicidade é chuva de verão,é eclipse.
Feliz é quem sabe aproveitar os flash's de luz que surgem na escuridão...

é feliz quem SABE ser...



Vida

Porque a vida é um doce mistério sem fim. É gangorra de extremos.
Viver é mesmo correr riscos...[e causar riscos!]
Viver é dançar uma musica que não se ouve...e cada vida é um poema de Deus.

A vida é mesmo um enígma...

Há que se cuidar da vida
Há que se cuidar do mundo
Tomar conta da amizade
Alegria e muito sonho
Espalhados no caminho
Verdes, planta e sentimento
Folhas, coração,
Juventude e fé.
(Coração de estudante - Milton Nascimento)

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Esse tal de Facebook

Rede Social é uma febre. Todo mundo tem um perfil,quem não tem fica excluido socialmente! Sério. Tenta dizer pro carinha ou pra menina interessante que você conheceu na balada que você não tem facebook ou msn pra você ver! Ou pior.fale que você "so tem mesmo o orkut...". Nem pronuncie mais essa palavra! Orkut ta igual a juízo: as pessoas pararam de usar.
Agora só se fala em facebook,ou melhor "face",porque a intimidade é grande. Tem também o Sr. Twitter,mas esse,na minha opinião so presta pra quem é famoso. Ou rico. Ou os dois.
É incrível como as pessoas (inclusive eu) gostam de se exibir na rede. Colocamos fotos,postamos status cada vez mais íntimos... E o pior: nos viciamos em escancarar nossa vida,bisbilhotar ( e comentar,claro) a vida do outro,cutucar,mensionar... Hoje dá para se fazer uma pesquisa sobre o que está viciando mais: o face ou o crack.
Há aqueles que criticam (geralmente gente chata ou que não sabe usar). Dizem que é futilidade. Ora,deixem o povo se expor,cutucar,mensionar,postar... Minha campanha é pela vida - CADA UM CUIDA DA SUA.
E facebook também é cultura! Aprendo tanta coisa por la. E,como disse no texto de apresentação do blog,tem palavra mais linda que COMPARTILHAR? Poisé,la as pessoas compartilham. Compartilham besteiras,coisas interessantes,coisas bizarras,destilam veneno,matam de ciúme com status propositais (ou não)...enfim. Já compartilharam tanta coisa legal comigo! Algumas delas estou postando logo abaixo.
Poisé,facebook não mata,não engorda e faz até bem. Então que mal tem?

O jeito é dá uma cutucadinha e você...rs




Coisas interessantes do meu face (status e mensagens de amigos especiais):

"Meu signo de hoje diz que todos os meus ex amores vão voltar pra resolver o passado.Alguém sabe se dá pra alugar o estádio do Morumbi?"
(Tati Bernardi) >>> mensagem de Symone Sousa em meu mural 

 "Não quero a medida de todas as coisas. Por favor, quero a desmedida, em palavra refinada, quero a desmesura. Só me satisfaço com o que ainda não apreendi. Com sede, peregrino ao inapreensível. É ao que não tem nome nem aparência que me desloco. Sou tolo? Pois que eu seja. Talvez o ouro dos tolos seja a melhor riqueza para um caminheiro cansado." >>> status de Claudio Rodrigues
 
 "Eu sei que eu abri mão de várias oportunidades. Sei que fiz pouco caso do amor que me entregaram de maneira pura e gratuita, só porque eu achava que podia encontrar coisa melhor. Se as pessoas estão sempre indo e vindo, eu só queria alguém minimamente eterno em sua duração, que me fizesse parar de achar normal essa história de perder as pessoas pela vida. Vou embora querendo alguém que me diga pra ficar." 

(Verônica H.) >>> status de Paula Dias

"Tá reclamando do meu orgulho e do meu ciúme? Espera pra ver minha indiferença…"
>>> status de Symone Sousa
 
"Nunca, jamais diga o que sente. Por mais que doa, por mais que te faça feliz. Quando sentir algo muito forte, peça um drink"  >>> status de Ceicinha Araújo

"Existem 3 tipos de homens: os inteligentes,os ricos e os que não me interessam"
>>> status de Patricia Carlos


"Deixa o mundo dar seus giros! Estou de costas guardadas, a poder de minhas rezas."

Guimarães Rosa - Grande Sertão: Veredas
>>> mensagem de Symone Sousa

"Sua boca diz não, mais seus hormônios dizem: oooooh sim... vai!"
>>> status de raquel Lopes

rsrsrsr aprecie com moderação!






segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Amizade

Vez ou outra me pego a pensar sobre AMIZADE. O que é,de fato,esse sentimento? Não tenho resposta pronta...Mas acho que amizade é o amor em sua forma mais madura. Um amor sem "os pecados" da paixão. Por isso não há espaço,na amizade,para o ciúme desmedido,a intensidade inconsequente,a impulsividade irracional,as feridinhas tolas. Amizade é amor adulto,sereno,altruísta. Amigos são uma família que a gente mesmo escolhe...Ter um amigo verdadeiro é ter uma segunda alma...


Amizade de verdade é quando a gente mora um no outro...


sábado, 13 de agosto de 2011

Esses seus cabelos brancos...

Ao dia dos pais

Papai tem seus exatos 71 anos. O cabelo branquinho feito algodão traz em cada fio uma estrada. As rugas e a pele clara queimada do sol trazem vida acumulada. Vida essa que transborda em sua conversa de caboclo sonhador. Acho lindo seu olhar ao horizonte sabendo haver um depois,seu pensamento a vagar...é,meu pai sabe sonhar.
Meu pai é mesmo é lindo...Das lembranças que trago ,nada mais significante pra mim que o sinal da cruz que ele fazia em minha testa quando me colocava no colo. Nenhuma benção é mais linda e mais eficaz que aquela! Aquela cruz em minha testa me fazia sentir a mais protegida de todas. E o que iria me aflingir depois daquilo?
Papai também sabe das coisas. Tem uma inteligência de vida. Daquelas que não se aprende em academias. As salas de aula que ele nunca frequentou,perderam um aluno teimoso e visionário...E que me desculpem meus professores mestres e doutores,mas minhas maiores e melhores lições vieram dele. Valores como honestidade,força,fé,responsabilidade.
E papai soube criar. Educou com simplicidade,com autoridade. Ah,aquele olhar...diz tudo sem dizer nada.
É bonito lembrar de papai a contar suas histórias. É reconfortante ver hoje o orgulho que ele tem das "filhas estudadas". É emocionante ver o sorriso do meu pai. Meu pai quando sorri me dá o mundo...
Mas ele nunca foi um pai idealizado de novela das seis. Nunca me deu grandes presentes,não lembra dos aniversários,não fala que ama,é cabeça dura,é ausente,é careta... Mas sabe ser pai. E ama à sua maneira. E ensina à sua maneira. E que outras maneiras desejaria eu?
Tenho por meu pai um amor incondicional,imedível,indisível.
Meu querido,meu velho,meu amigo...

Esse é Seu Raimundo Tereso... meu pai!


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Há meros devaneios tolos a me torturar...

Quando eu era mais nova,cansei de ouvir os professores falarem para a gente "parar com as conversas PARALELAS." Eu nem sabia direiro o que seria "paralelo"  e acho que nem eles! rsrsrs Mas a gente entendia que eram conversas que não tinham nada a ver com aula ministrada,conversas soltas...
Hoje quero deixar aqui alguns "pensamentos paralelos",meus e de pessoas ilustres... :)


Tem gente que tem veneno no olhar...Olhos de Capitu,olhos de mar... (Patrícia Carlos)


Minha professora de Psicologia Social disse "que a ironia é uma forma rebuscada de agressão". Daí eu pensei: nossa,eu sou culta até para agredir as pessoas! (Patrícia carlos)


Paixão não é uma equação exata.Não existe incompetência na paixão. Não é um joguinho onde você tem que fazer tudo certinho,ser perfeito para agradar o outro. Ou a pessoa te interessa,ou ela não te interessa! As vezes quem nos encanta é a mais "errada" das criaturas... (Patrícia Carlos)


Eu quis amar mas tive medo...e quis salvar meu coração. Mas o amor sabe um segredo: o medo pode matar o seu coração... (Vinicius de Moraes)


Não quero medir a altura do tombo,nem passar agosto esperando setembro... (Zeca Baleiro)


Inteligência é charme em alto grau. É isca,é íma. Prende,inebria.... (Patrícia Carlos)


Vamos viver tudo o que há pra viver,vamos nos permitir... (Lulu Santos)


Eu quero ser exorcisado pela água benta dese olhar infindo. Que bom é ser fotografado,mas pelas retinas do seus olhos lindos... (Martinho da Vila)


domingo, 7 de agosto de 2011

Brega e Chique

2011,século XXI,3° milênio. Tudo mudou. Desde os aparelhos eletrônicos (cada vez menores e quase com vida própria) até as formas de se relacionar.Conceitos foram revistos,discursos foram refeitos,posturas foram reinventadas.
Na baladinha desse final de semana,a banda (muito boa) tocou um repertório massa mesmo. Músicas antiiigas,boas,saudosistas e todo mundo cantou junto. Eu adoro coisa aintiga,adoro coisa brega. Foi aí que me veio o pensamento sobre a concepção de LUXO. Afinal,o que é ser chique? O que é ser brega? Sim meus amigos,isso também mudou. Em 2011,século XXI,3° milênio,chiquesa e breguice são altamente relativos!
Houve um tempo,por exemplo,em que fumar era legal,era "cool",era ser moderno. Hoje,um cigarro na mão pode destruir o encanto em 3 segundos. Houve um tempo que quanto mais industrializado,melhor. Hoje,o chique é ser "natureba": produtos orgânicos,ir trabalhar de bicicleta,hortinha no quintal,pá... Houve um tempo em que mulher não podia ser sexy,nem falar de sexo! Era vulgar,errado. Hoje os homens escancaram que preferem as "com ar de safada",lady na rua,puta na cama. A Amélia,coitada,há muito, foi sepultada.
Em dias de SUSTENTABILIDADE em moda,é um luxo usar a bolsa feita pela rendeira do Ceará e até ultra cafona usar grife da cabeça aos pés. Nessa comteporaneidade descolada em que estamos,o chique é ser simples! Até o sertanejo,quem diria virou o hit das patricinhas e dos mauricinhos das capitais país afora.
Afinal,é a gente que inventa o luxo ou o luxo que nos reinventa?
Acho que luxo mesmo,chiquesa de verdade,é ESTAR BEM,SE SENTIR BEM. E daí se você não sabe de có das regras de etiqueta da Glorinha Kalil? Saber a música preferida do seu amorzim é bem mais chique. E daí se você não tem aquela base da Dior? Saber sobre o cenário político do seu país é bem mais chique. O importante é ser você mesmo,do fio do cabelo ao dedão do pé. Porque,fala sério,nada mais brega do que não ter personalidade. Nada mais brega do que ser alienado,manipulado. Nada mais brega do que ser um robô programado. Pra mim,AUTENTICIDADE é um luxo só!

Patrícia Carlos

Tem que ser mais que uma bonequinha...

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Admirável Blog Novo

Sempre gostei de leitura. A gente cresce ouvindo que o meio a qual estamos inseridos influencia em nossa formação. Quem sou eu para dizer que não! Fui criada pelas minhas irmãs e convivendo com os amigos das minhas irmãs. Estas e estes eram  professores,petistas(na época em que "PT de esquerda" era ainda um pleonasmo),jovens da Pastoral da Juventude,todos mergulhados em um espírito de revolução,de intelectualidade interiorana. Sim,fui altamente influenciada. E dou graças por isso!
Era a criança não alienada,amadurecida e radical da escola. E de quem era a culpa? Do meio e dos livros. Ah,os livros...sempre viajei neles e me embriagava facilmente das palavras. Fui criando gosto para escrever. E escrevia à minha maneira,num jeitinho não rebuscado,mas com toda o capricho de aspirante à escritora. E dizia aos quatro ventos que seria escritora e quem diria que não? A família sorria toda prosa com a menina sonhadora que haviam esculpido. Os amigos me presenteavam com livros e semeiavam exageros sobre mim: "sabe,a irmã da Mocinha é incrível! Tão novinha e tão danada." E eu me achava! E meu povo também.
O tempo passou e o livro não saiu. O sonho de ser escritora foi ficando abafado,escondido em meio a outras descobertas e sensassões de mocinha. Mas não morreu! Essas coisas não morrem...
Em época de "net",de virtualidade,me veio então a vontade de fazer um blog. Não um blog no sentido de Diário Virtual,mas no sentido de espaço meu. Para desaguar meus pensamentos e sentimentos.. A vontade aqui estava,so faltava o empurrão. E veio! De uma amizade tão nova que ainda cheira a coisa verde. Assim,nasce hoje o Suave Veneno. E só vai crescer se vocês visitarem,mimarem. Minha intensão não é ficar famosa,é so compartilhar. Existe palavra mais linda que essa: COMPARTILHAR? Ela está em todas as outras palaras bonitas,porque fazer sozinho,viver sozinho não é coisa que preste! É isso. Viva as palavras,viva os Blog's. Aprecie sem moderação. ;)

Patrícia Carlos

                                          E quem disse que a tecnologia afasta as pessoas?